Capacitações para servidores marcam a semana do TJRO

Contadores, magistrados e assessores foram os beneficiados. Palestra aberta ao público encerra a bateria de cursos
 
TJRO1
                                                                                                     Foto: Isis Capistrano
 
Capacitações marcaram a semana de 02 a 07 de junho, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Nesta quinta-feira (06), por exemplo, encerrou o curso de Capacitação de Contadores Judiciais do Judiciário, que contou com a participação do doutor Gilberto Melo, criador da tabela de fatores de atualização monetária aprovada pelo Colégio dos Corregedores Gerais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal. 
 
TJRO2
 
Além de contadores do TJRO, profissionais da Controladoria Geral do Estado (CGE) e do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPE) também participaram do curso. Para o servidor da comarca de Pimenta Bueno, José Grandeval de Souza, o curso foi excelente. “Tivemos uma visão macro do que está sendo feito e o que será feito. Espero que tenha outros para aprimorar mais“, conta. 
 
É a primeira vez que é feita uma capacitação específica para contadores no TJRO. “Gostei da oportunidade de ter o criador da tabela de correção monetária, foi muito proveitoso tirar todas as dúvidas. A capacitação é importante, pois está ligado a prestação jurisdicional“, conclui o servidor de Espigão do Oeste, Élio Garanhani. 
 
TJRO3
 
Além do palestrante, a capacitação contou com a presença do instrutor prático de cálculos, Gaspar Reis; do perito financeiro, Guilherme Melo e do juiz auxiliar da Corregedoria-Geral, Rinaldo Forti.
 
Forti corroborou com o curso palestrando sobre a lei estadual 301/1990 que aborda o recolhimento de custas processuais. Para o magistrado a oportunidade foi perfeita para a norma ser discutida, pois era um ambiente cercado de profissionais que trabalham diariamente com a lei de custas e ainda tinham dúvidas acerca de sua correta interpretação. 
 
Liquidação de Sentença
Nesta sexta-feira, no auditório do TJ, de 08h às 11h, magistrados e assessores do TJRO participarão do curso “Liquidação de Sentença e Noções de Cálculos para Magistrados e Assessores“, a ser ministrado também por Gilberto Melo. 
 
Trata-se de ato pelo qual o contador define o devido valor da condenação, com base nos parâmetros da sentença. O mesmo assunto será tratado às 16h, na sexta-feira (07), e será aberta ao público. As inscrições serão feitas na hora da palestra e gratuitas.
 
TJRO4
 

________________________________________________________________________________________________________