A Tabela Price contempla juros simples ou compostos? Veja o artigo.
Já está mais do que comprovado a capitalização de juros compostos pela Tabela Price. O seu proprio autor, Richard Price, cita os juros compostos quando da sua definição. Na sua propria formula matemática fica demonstrada, através da exponenciação, que capitaliza juros compostos.
Ao efetuar o calculo das parcelas apuradas pela TP, a valor futuro vc. verifica que o desembolso efetivo do contrato nada mais é doque a taxa contratada capitalizada ao total do prazo contratado, outra prova é que voce ó consegue retornar as parcelas a valor presente (inicio do contrato) quando aplica-se os juros de forma composta.
Juros Simples: O sistema mais preciso e prático que eu conheço para se elaborar um cálculo, onde as prestações são periódicas e constantes, a juros simples é atraves do método de Gauss, e quando tiramos a prova, por exemplo, a valor futuro, observaremos que o desembolso efetivo do contrato vai ser nada mais do que a sua taxa mensal x prazo contratado (i X n).
Somente lamentamos que ainda existem muitos profissionais que defendem a não capitalização de juros compostos pela Tabela Price, mas aos poucos vamos aumentando o nosso time que defendem a Tese em contrário. Um abraço Vicente P Siqueira