A fórmula que veio a se chamar de Tabela Price foi descoberta há 222 anos, pelo religioso inglês Richard Price. Saiba o que ele já revelara no longínquo ano de 1781. Um centavo emprestado vira dívida de milhões.
A fórmula que veio a se chamar de Tabela Price foi descoberta (ou empregada) pelo religioso inglês Richard Price [* 1723; + 1791] há 222 anos e passou a ser adotada, no Brasil, pelo Sistema Financeiro da Habitação, a partir de 18 de novembro de 1969, por Resolução do, depois extinto, BNH.
Por meio de fórmulas matemáticas, a Tabela Price conduz a dívida a uma estratosférica diferença porque aplica os juros em progressão geométrica. Se eles fossem simples, a progressão seria aritmética. Essa realidade é comprovada pela própria palavra do reverendo Price, retirada de sua obra original, demonstrando a existência congênita de capitalização ou juros compostos.
O estudioso José Jorge Meschiatti Nogueira, para comprovar essa indiscutível realidade, vale-se da palavra do próprio religioso inglês, transcrevendo a seguinte passagem do original da obra de Price, já com a respectiva tradução para o Português: "Um centavo de libra emprestado na data de nascimento de nosso Salvador a um juro composto de cinco por cento, teria, no presente ano de 1781, resultado em um montante maior do que o contido em duzentos milhões de terras, todas de ouro maciço. Porém, caso ele tivesse sido emprestado a juros simples ele teria, no mesmo período, totalizado não mais do que sete xelins e seis centavos".
["Tabela Price – Da Prova Documental e Precisa Elucidação do seu Anatocismo" – Ed. Servanda, 2002]. [Fonte: Espaço Vital Virtual – 10/10/2003]