Um excelente público prestigiou o lançamento da Cartilha dos Direitos e Deveres do Cliente Bancário, ocorrido na última sexta-feira (01/08). Organizado pela Comissão Especial de Direito Bancário, o livreto tem como objetivo despertar, conscientizar e estimular, na população, o exercício da cidadania e dos direitos individuais. O lançamento marcou a abertura do Mês do Advogado, que está sendo promovido pela OAB/RS. Em seu pronunciamento, o presidente da Seccional, Claudio Lamachia, destacou que a cartilha, de forma simples, clara e sintética, aborda as principais questões encontradas no dia-a-dia dos consumidores. “Nos dias atuais, é essencial para o cidadão conhecer a fundo os seus direitos e deveres para haver uma maior harmonia nas suas relações com bancos”, afirma o dirigente.
O presidente da comissão Luiz Augusto Beck da Silva, enfatizou que as informações contidas na cartilha são o resultado de uma cuidadosa pesquisa, feita por especialistas na matéria. “Trata-se de uma excelente ferramenta de apoio aos clientes das instituições bancárias e aos operadores do Direito em geral”, enfatiza. A cartilha, de distribuição gratuita, estará disponível na sede da OAB (Rua dos Andradas, 1261, Centro), em Porto Alegre. Também será enviada para as 104 OABs no Interior do Estado (subseções) e para as outras 26 seccionais da Ordem no país.
Prestigiaram ainda o evento, o vice-presidente da Ordem gaúcha, Jorge Maciel; secretária-geral, Sulamita Cabral; secretária-geral adjunta, Maria Helena Camargo Dornelles; tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; presidente da Comissão de Direito Bancário, Luiz Augusto Beck da Silva; vice-presidente da CAA/RS, Ivete Dieter, representando o presidente, Arnaldo Guimarães; tesoureira da CAA/RS, Letícia Caiaffo.
Fonte: OAB/RS