As dificuldades nas formulações de cálculos judiciais para o procedimento de liquidação das sentenças deverão ser enfrentadas no Judiciário estadual a partir do projeto “Efetividade da Execução“, proposto pelo perito Gilberto Melo, para garantir celeridade no cumprimento das sentenças proferidas pelos magistrados.
O tema foi discutido durante palestra oferecida pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), nesta quarta-feira (5), aos juízes e servidores da Contadoria Judicial do Fórum de São Luís e do Fundo de Modernização e Reaparelhamento do Judiciário – Ferj.
O projeto, que já foi apresentado ao presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Antonio Guerreiro Junior, será orientado a partir de quatro eixos principais de ações a serem implementadas para agilizar o procedimento de liquidação de sentença.
A uniformização de procedimentos de cálculos; elaboração de resumos dos parâmetros de liquidação; desenvolvimento de ferramentas para utilização em ambiente virtual e a capacitação de magistrados e servidores para operar esse sistema são as vertentes do projeto “Efetividade na Execução“.
O juiz Carlos Veloso, da 2ª Vara da Fazenda Pública, participou da palestra e ressaltou a importância do tema diante de algumas dificuldades encontradas na liquidação de sentenças. “Minha formação técnica de engenharia me ajuda nesse tema, mas sabemos que o setor de cálculo encontra dificuldades, principalmente quando se refere ao cálculo de diferença de URV, então essa discussão que estamos tendo aqui é importante“, pontuou o magistrado.
“A palestra é de fundamental importância para a Contadoria Judicial do Fórum de São Luís, haja vista que, por meio da implementação de medidas de padronização e uniformização de procedimentos é possível imprimir maior celeridade processual na fase de liquidação de sentença. Esse tipo de evento é raro de acontecer aqui nesta cidade“, avaliou Danielle Bottentuit, Contadora Judicial do Fórum de São Luís, setor que neste ano analisou mais de 5 mil processos.
Ao final da palestra, nove servidores da Contadoria Judicial e uma da 5ª Vara da Fazenda Pública reuniram-se com o perito Gilberto Melo para conversar sobre diversos temas relacionados a cálculos judiciais, dentre eles a metodologia utilizada pela Contadoria para cálculo relativo a apuração do percentual de perda com a conversão da remuneração dos servidores do Estado do Maranhão para URV, que atende às decisões pacificadas pelo TJMA e Tribunais Superiores.
Comunicação ESMAM – (98) 3235-3231 – ramal 202
Fonte: www.tjma.jus.br