O perito criminal da Politec de Rondonópolis, Válter Joaquim dos Santos e o professor doutor Manoel Messa tiveram seus trabalhos de pesquisa científica inéditos, na área de documentoscopia, reconhecidos pela Comissão Científica da Associação Brasileira de Criminalística (ABC) e pela “Sociedad Internacional de Peritos En Documentoscopia”. Eles foram convidados a expor o trabalho no X Seminário Nacional de Documentoscopia, “V Congresso de La Sipdo” – Sociedad Internacional de Peritos En Documentoscopia e II Seminário Brasileiro de Perícia Contábil, em Porto Alegre (RS).
Os rondonopolitanos pioneiros nessa área de estudos desenvolveram um trabalho com o título “Documentoscopia: o Uso dos Recursos do Editor de Texto na Identificação de Alterações e Fraudes Documentais”, o qual foi reconhecido pela Comissão Científica da Associação Brasileira de Criminalística como um trabalho inédito e o mesmo deverá ser apresentado durante os citados congressos, no Hotel Embaixador, entre os dias 10 a 14 de novembro próximos em Porto Alegre (RS).
Na verdade, trata-se do maior evento técnico-científico da área de perícias em documentos do país e neste ano ocorrerá em conjunto com o V Congresso de LA SIPDO – “Sociedad Internacional de Peritos em Documentoscopia”, onde personalidades internacionalmente destacadas na área de perícias em documentos serão os palestrantes. O congresso vai reunir representantes de países como França, Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Venezuela, México, Peru, Panamá, Colômbia, Uruguai e Espanha, além dos grandes nomes nacionais.
FRAUDES DOCUMENTAIS
Os autores irão apresentar um trabalho científico do gênero “Estudo de Caso” relativo ao exame pericial com a utilização dos recursos do Editor de Texto para a identificação de alteração nas descrições de um contrato da espécie “Instrumento Particular de Compromisso de Compra e Venda de Frações Ideais de Imóvel”.
Com este trabalho, os pesquisadores sugerem e colocam à disposição dos Peritos Documentoscópicos mais uma ferramenta para ser utilizada na detecção de alterações em textos impressos em documentos. Os recursos do editor de texto podem ser utilizados em documentoscopia para reprimir as fraudes documentais, pois é sabido que a maior parte das edições documentais da atualidade é produzida por Editores de Texto e, aos olhos do leigo, a formatação, os ajustes do texto ficam imperceptíveis, contudo é preciso que o “expert” conheça os recursos desta ferramenta e que auxilie na identificação das alterações agregadas aos documentos.
Fonte: A Tribuna – Rondonópolis – MT