Gilberto Melo

Repasse de orientações para o uso de e-mails

Vamos todos usar os E-Mails como deve ser ….. (Repassando a mensagem de um advogado especialista na matéria)
 
Seguem as dicas mais básicas explicitamente escritas nos livros técnicos da informática e comunicadas pelos técnicos para onde levamos os nossos computadores a arranjar quando ficam “marados”.
 
O MAIS IMPORTANTE Quando reenviarem mensagens, retirem os nomes e endereços de e-mail das pessoas por onde esses e-mails já passaram. Há programas a rodar na Internet para “apanhar” tudo o que estiver antes e depois de um “@”. Isso é vendido a Spammers, que muitas vezes espalham vírus.
 
Quando mandarem uma mensagem para mais do que uma pessoa, não enviem com o “Para” nem com o “Cc”, enviem com o “Cco” (carbon copy ocult) ou “Bcc” (blind carbon copy), que não vai aparecer o endereço electrónico de nenhum destinatário … Quando todos fizermos isto, livraremos a Internet de 80% dos vírus…
 
1) As grandes empresas NÃO usam correspondência do tipo corrente (chain-letters). A Microsoft e a AOL NÃO estão a oferecer US$ 245 a cada reenvio de e-mail, e a Ericsson NÃO está a oferecer telemóveis. Aliás, pense bem, como é que eles vão saber se você reenviou estes e-mails para outros endereços?
 
2) A BAYER e a NESTLÉ NÃO estão a dar kits gratuitos para quem reenviar e-mails e mandar a confirmação para o endereço indicado.
 
3) A MTV NÃO vos dará o direito de ficar nos bastidores se vocês remeterem correspondência a um monte de gente.
 
4) NÃO é porque alguém escreveu, quatro degraus antes na pirâmide, que é verdade (observem, é + uma mera mentira).
 
5) NÃO existe uma organização de ladrões de fígado. Ninguém acorda numa banheira cheia de gelo, mesmo se um amigo jurar que isto aconteceu ao primo do amigo do conhecido dele.
 
6) Se o(s) último(s) desastre(s) envolvendo foguetes da NASA espalharam partículas de plutónio sobre a Costa Leste Americana, vocês acham, realmente, que esta informação chegaria ao público por e-mail?
 
7) NÃO existem os vírus “Good Times”, “Bad Times”, “Sapos Budweiser” etc. Na verdade, NUNCA, mas NUNCA mesmo, devem reenviar qualquer e-mail alertando sobre vírus antes de confirmarem num site confiável de uma companhia real, que estas o tenham identificado.
 
8) Cortem aqueles quilómetros de cabeçalhos com endereços dos e-mails.
 
9) Existem mulheres que estão realmente a sofrer no Afeganistão, e as finanças de diversas empresas filantrópicas estão vulneráveis, mas reenviar um e-mail NÃO ajudará estas causas. Se vocês quiserem ajudar, procurem, a Amnistia Internacional ou a Cruz Vermelha. E-mails com “os abaixo-assinados” geralmente são falsos, e nada significam para quem detém o poder para fazer alguma coisa sobre o que está a ser denunciado. São meios de obter endereços eletrônicos.
 
10) NÃO existe nenhum projecto para ser votado no Congresso que reduzirá a área da Floresta Amazónica em 50%; E nem para deixar de cobrar portagens; Portanto NÃO percam inutilmente tempo assinando e reenviando aqueles furiosos abaixo-assinados de protesto, ou comunicando este tipo de coisas. Em segundos apanham-se centenas de milhares de e-mails.
 
11) NÃO vão morrer nem ter azar no amor se rebentarem uma corrente. Sejamos inteligentes e recusemos essa maneira ingénua de ajudar os hackers e os spammers (propagandas).
 
12) Escrever um e-mail ou enviar qualquer coisa pela Internet é fácil… NÃO acreditem, automaticamente, em tudo. Observem o texto, reflitam, analisem tudo isto antes de reenviarem aos amigos.
 
13) Quando recebemos mensagens pedindo ajuda para alguém, com alguma fotografia comovente, NÃO reenviem apenas “para fazerem a vossa parte “… pode haver alguém cheio de más intenções, por de trás deste e-mail… verifiquem a veracidade das informações… Afinal, próximo da vossa casa, há sempre alguém carente que vocês poderão ajudar, se esta for a vossa opção de vida.
 
14) Cuidado! Muito cuidado com as mensagens-lista de dados de pessoas, que cada um vai assinando, colocando os seus endereços, telefones reais e reenviando… Podem facilmente ser utilizadas por assaltantes, sequestradores, piratas informáticos, etc.
 
15) Agora, SIM, ENVIEM esta mensagem aos vossos amigos e conhecidos, e ajudem a colocar ORDEM nessa imensa casa chamada Internet. Lembrem-se que, todos os dias chegam milhares de inexperientes à Internet, e quanto mais pudermos ensinar, será de grande valia para todos.
 
16) Sejam educados e respondam a todos. Utilizem sempre a forma de endereçamento no campo BCC ou CCO (Com cópia oculta) quando enviarem e-mails.
 
17) Apaguem os endereços dos cabeçalhos anteriores quando se procede a um reenvio para novos destinatários. Assim, evita-se a propagação de informações pessoais.
 
Consultem técnicos e leiam revistas da especialidade e de Consumidores. Quantos de nós já fomos arrasados financeiramente a limpar computadores infectados. Quantas contas bancárias já foram usadas porque a pirataria conseguiu entrar no computador. Liguem 1º para as empresas para confirmar. Quase todas elas têm nº grátis.
 
E Se mesmo assim gosta da aventura, faça-o sozinho sem envolver outras pessoas.